quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A informática, a evolução tecnológica e a escola.



A pressa do mundo moderno, a globalização, os jogos virtuais, as calculadoras, enfim, toda a tecnologia que invadiu as atividades das pessoas tem facilitado demais o desenrolar do novelo que se chama “vida”. Facilitado, por um lado, pois muitos recursos chegam prontinhos para serem usados ou porque quando você domina o assunto, o mundo todo se abre. Mas por outro lado, muitas vezes nos sentimos incapazes de solucionar problemas por desconhecimentos irrefutáveis.
A globalização é um processo irreversível, graças à mola-mestra que revolucionou o mundo a partir da 2ª guerra mundial: o computador, que hoje se encontra inserido nas indústrias, comércio, empresas, bancos, hospitais, nos lares, e recentemente, para nossa alegria, nas escolas públicas. Enfim, a vida no planeta Terra está diferente depois dessa maravilhosa invenção tecnológica. Somos os usuários da tecnologia acompanhando o seu progresso.
Já travei grandes batalhas com essa poderosíssima máquina. Perdi muitas. Era natural. Não sou nativa virtual. Como todos que chegam em “mares nunca dantes navegados”, também eu me esforcei bastante para me tornar uma imigrante virtual. Mas só ostentar esse título era pouco. E tive que me desdobrar em cursos de capacitação. Foram vários. Valeu o sacrifício. Hoje já não me sinto uma excluída virtual. Sei que a estrada a percorrer é intensa, mas a automotivação é o combustível básico com que me abasteço para alcançar meus objetivos. Podemos ter a melhor máquina a nosso dispor, mas se não nos capacitarmos para usá-la será como ter uma Ferrari na garagem e não sabermos dirigir.
Informática é a ciência que ajuda a gerenciar o conjunto das ciências da informação; a Informática Educacional privilegia o uso de computadores em sala de aula, ou, mais recentemente, o uso de computadores em rede para conectar a sala de aula com o mundo externo a ela, através da Internet.
Devemos aplicar os recursos que a tecnologia nos oferece em nossas aulas, visando à melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem. Muitas vezes temos o material, as ferramentas, mas não sabemos usá-los corretamente. Então, arregaçamos as mangas e, mesmo que tenhamos que abrir mão de alguma coisa, de algum lazer em detrimento da educação devemos partir em busca de ampliar nossos conhecimentos para os aplicarmos na prática do nosso dia-a-dia na Escola.
O curso de Educação Digital enfatiza o aprendizado das ferramentas computacionais – salientando a mais necessária: a Internet - para transformar e potencializar o acesso à informação, à habilidade de comunicação, à resolução de problemas, às pesquisas. A tecnologia é trabalhada como um dos meios que podem mudar o fazer pedagógico. Orientar, conduzir, conscientizar nossos alunos das maravilhas que são oferecidas por esse recurso é tarefa básica, imprescindível e elementar. A sua prática na sala de aula [e fora dela] é tarefa do educador. Mãos à obra...




Nenhum comentário:

Postar um comentário